O processo de benchmarking entre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde tem como objetivo melhorar o desempenho económico – financeiro das instituições garantindo em simultâneo um melhor desempenho na prestação de cuidados aos utentes, nomeadamente ao nível da qualidade e do acesso. Neste contexto torna-se fundamental a partilha de informação que permita comparar resultados e explicar diferenças de performance, avaliar o potencial de melhoria de cada hospital nas principais áreas de atuação, e identificar alavancas operacionais de gestão corrente, "melhores práticas" e programas transversais que permitam capturar o potencial de melhoria identificado.
A ACSS disponibilizará com uma periodicidade mensal relatórios de benchmarking podendo ser observadas tendências longitudinais. A diversidade e tipologia de indicadores terá em consideração o Plano Nacional de Saúde e aproximar-se-á das metodologias internacionalmente adotadas com o objetivo de comparar o desempenho dos hospitais portugueses no contexto internacional. Nesta lógica serão aprofundados progressivamente os indicadores de qualidade clínica assegurando-se a sua significância e fiabilidade. Esta abordagem reforçará a flexibilização do sistema de saúde possibilitando a prazo uma liberdade de escolha informada do doente entre diferentes prestadores públicos.